Posts Recentes

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Cuidados Com o Verão


Oláá Pessoas :)
imagens publicas- Google.

É verão, sol, piscina, praia e muito calor! Mas vamos falar de coisa séria?
O verão trás alegrias, mas também perigos! Desidratação, insolação e câncer de pele são alguns dos que estamos expostos, então não custa nada tomar cuidados pra curtir seu verão sem preocupação.
Os Cuidados com a pele são os mais importantes, pois muita gente aproveita esse período de praia-sol-piscina querendo ficar da cor do pecado, com aquela marquinha e esquece que o sol faz um mal danado a nossa pele, e é por isso que o uso do protetor solar é de extrema importância, mas é só passar o protetor e pronto? Nãoo!! Nada de só passar o protetor se for para praia ou piscina, mas sempre que for sair principalmente nas partes mais expostas ao sol: Rosto, colo, pescoço e braços. Haaa! E nada de passar só um pouquinho hem? Passar a quantidade suficiente e fiquem sempre ligados nas instruções de uso, os filtros solares variam de marca para marca. Não passar quando você já estiver tomando sol, mas sim de 15 a 30 min antes de expor, para que a ação dele penetre na pele e surta o efeito, também devemos ficar ligados no FPS do protetor, lembrando que quanto menor o número mais vezes tem que reaplicar o produto, por isso siga bem as instruções do produto, pois assim sua pele vai ficar realmente protegida, e não esquecer que não devemos ficar expostos no sol de 10 ás 16hs, e quando expostos evitar a mesma posição por tempo prolongado, usar chapéus e guarda-sol.
Além desses cuidados todos, no verão a pele tende a ressecar, principalmente nos cotovelos, pés e joelhos, por isso deve-se abusar de um bom hidratante e beber bastante água, lembrando que devemos beber em média 2 litros de água por dia e que não devemos esperar ter sede, pois ela já uma manifestação que seu corpo já está necessitando de água.
Os nossos olhos também necessitam de uma atenção especial, o sol pode provocar inflamação na córnea, aceleração da catarata e dependendo da intensidade com que a luz incide no olho pode haver queimaduras na retina comprometendo a visão.
Além do dano causado pela radiação solar, existem doenças oculares muito comuns durante o verão, como as conjuntivites que podem ser do tipo viral, alérgica e actínica (causada pela exposição intensa e prolongada à luz solar sem a devida proteção), hordéolos (terçol) e as blefarites (inflamação nas pálpebras ou margens palpebrais).
É por isso que o cuidado com olhos é essencial, e para isso devemos usar óculos escuros que tenham proteção contra radiação ultravioleta (UVA E UVB), usar também chapéus e bonés, e quando mergulhar não esquecer óculos de proteção.
Os cuidados higiênicos não devem ser esquecidos: Não coçar os olhos com mãos sujas, nem lavá-los com água não potável e enxugar com toalhas sujas, pois dessa maneira haverá riscos a integridade do olho, porque dessa forma vai-se estar levando microrganismos diretamente para mucosa ocular.
Outros vilões são os Ar-condicionados e ventiladores que costumam causar a sensação de ressecamento no olho, sendo que essa sensação pode ser resolvida com colírios lubrificantes, é bom lembrar que nenhum tipo de colírio deve ser compartilhado, pois assim estará aumentando o risco de contaminação de pessoa pra pessoa, e que estes devem ser indicados pelo médico.
O cabelo tende também a ressecar, shampoos e condicionadores sem sal, hidratação semanalmente e usar produtos que contenham alguma proteção solar é indispensável para que seu cabelo não fique parecendo palha.
A alimentação também é muito importante, pois devido ao calor alguns alimentos tem facilidade para estragar, como carnes, leite e ovos, por isso devemos redobrar a atenção para o seu armazenamento, frutas e verduras são ótimas companhias para o verão, mas lembrar de equilibrar o prato e ingerir carboidratos e proteínas também, pois eles também são importantes em quantidades ideais, consultar uma nutricionista é sempre uma boa.
Cuidado redobrado para bebês, crianças e idosos com mais 65 anos, eles estão mais vulneráveis a perda de líquido?
* * *
Vamos ficar espertos?
O câncer de pele é uma doença frequente, sendo o mais incidente no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, os carcinomas basocelular e epidermoide são os mais comuns e correspondem a 70% e 25%, respectivamente, dos casos totais de câncer de pele.
Só em 2010 no Brasil foram registrados cerca de 115 000 novos casos.
* * *
Os casos de infecção urinária aumentam durante o verão, especialmente para as mulheres, isso porque a umidade potencializa a proliferação de microrganismos que causam infecção, daí o perigo de permanecer com o biquíni molhado por muito tempo.
* * *
Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que crianças e adolescentes com até 14 anos de idade são as principais vítimas de desidratação no verão.
Os principais sintomas da desidratação são sede, náusea, boca seca, fraqueza, desconforto geral, cansaço, diminuição do pique e, em casos mais graves, câimbras musculares, calafrios e vômitos.
O soro caseiro pode ser uma boa alternativa para hidratação, tratar de insolação, diarreia ou vômito. É muito fácil preparar, é só misturar 1 litro de água mineral, filtrada ou fervida, uma colher de café de sal e uma de sopa de açúcar, Mexer bem e beber em pequenas colheradas.

Fontes:http://www.diariodamanha.com/noticias.asp?id=24553;http://cyberdiet.terra.com.br/os-cuidados-com-os-olhos-no-verao-6-1-521.html; http://www.hportugues.com.br/saude/fique/plonearticle.2007-02-01.6783102757;http://guarulhosempresas.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1192:verao&catid=25:artigos-de-saude&Itemid=37; http://www.terra.com.br/saude/especiais/verao/gerais.htm;http://www.mulherdeclasse.com.br/Cuidados%20no%20verao.htm;http://www.mulherconsciente.com.br/viva-bem/cuidados-com-o-verao/

Agora é só aproveitar o verão 8)

Beijinhos,
Carla Bianca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Seu comentário é muito importante para nós.
Volte sempre :)

© Mero Detalhe - 2013. Todos os direitos reservados.
Design by: Colorize Desin .
Tecnologia do Blogger .