Posts Recentes

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Viagem & Economia

Olá pessoal! Viagem e economia combinam? Vou mostrar para vocês que sim! 

globomidia.com
   

Está querendo viajar e vive se queixando que está sem dinheiro? (olha os estudantes aí gente!) Chega de desculpas porque é possível conhecer um lugarzinho novo gastando pouco ou pelo menos o previsto.


Antes de tudo! Planejar! Essa é a dica chave e essencial para uma viagem, sem planejamento você não vai ter nem ideia do quanto vai gastar e de onde o dinheiro vai brotar né?
Então planeje quando, daqui a 3 meses, 6 meses, 1 ano? Com quem: Vai sozinho? Em grupo? Com a família? E quanto pretende gastar! Tenha essas coisas bem determinadas, pois o tempo é fundamental para você se preparar e com quantas pessoas você vai viajar acaba deixando a viagem mais em conta.

Meu cofrinho pedindo para ser quebrado

De onde vem o dinheiro? Quanto você pode poupar?
Você trabalha? Faz estágio? Depende dos pais? Pois bem, quanto é que você tem ao mês e quanto você pode guardar? Lógico que todos temos necessidades, mas quando se fala em necessidade não que dizer que você precisa comprar aquele sapato sendo que você tem 3 da mesma cor ou do mesmo modelo, comprar uma guloseima no “buzu” só porque o ambulante entrou né? Isso eu falo para pessoas como eu, que dependem dos pais, é estudante e se tiver alguma renda extra é uns míseros reis que a maioria dos estagiários ganham, não que você que tem seu salário certinho vai deixar de poupar na hora de decidir fazer uma viagem não é mesmo?

Quer uma dica muito boa? Cofrinho! Ele é tudo de bom! Falando sério, se você se compromete a manter uma frequência no deposito das moedinhas no final das contas ele vai te dar uma aliviada, outra coisa legal é para quem ganha todo mês aquela graninha, separe uma parte que não vá fazer taanta falta assim e deposita na poupança, seguindo a mesma linha de raciocínio do cofrinho, mantendo a frequência você vai ter uma quantia ali garantida.

vouveromundo.wordpress.com

Escolher o destino
Eu acho que é um dos pontos principais porque dependendo do lugar que você decida ir sua viagem pode ficar "barata" ou cara.
Tem aquela coisa de temporada também, por exemplo, no verão lugares no litoral tem as diárias mais caras comparada com o inverno. Então se você não tem a necessidade de ir para aquele lugar mais caro escolha destinos em que a hospedagem, passagem, alimentação e passeios fiquem mais em conta, falo isso de necessidade, pois eu vou viajar esse mês, mas o destino não tem como mudar porque eu vou para um show e ele só acontece nessa cidade, então passa a ser necessidade, mas isso não quer dizer que você não possa economizar né? Eu estou economizando e muito!

hardecor.com.br
Pesquisar
Outro segredo da viagem. Pesquisar passagens, hospedagem , procurar opinião de outras pessoas. Quem tem a oportunidade de usar milhas para viajar já ganha uma vantagem, mas quem não pode tem que ficar atento a pacotes e promoções, tudo com antecedência. No meu caso mesmo que vou para um show comprar antes do evento é muito mais em conta porque quanto mais se aproxima da data, mais altos são os valores da tarifa.

Hospedagem é algo que pesa no orçamento da viagem, aconteceu isso comigo, nessa viagem o que mais pesou foram as diárias no hotel, tentei o máximo reduzir o valor, pesquisei com 1 ano de antecedência, procurei sites confiáveis como decolar.com e booking.com, opinião de outras pessoas (sempre!), porque tem muito lugar barato, com a fotos maravilhosas nos sites e quando você vai ver é uma porcaria e/ou fica no fim do mundo (o barato sai caro), nesses sites sempre tem a avaliação de quem já foi no estabelecimento , então pesquisar nunca é demais.

Outra coisa legal e pesquisar linhas de ônibus, pontos de táxi  se o lugar que vai ficar hospedado é perto dos principais pontos turísticos, é um bairro seguro, se tem restaurantes e lanchonetes pela região, tarifas para conhecer pontos turísticos... Todos esses gastos extras (passeio, translado, alimentação, lembranças) devem está bem pontuados para não faltar na hora.


- Viajar em grupo e alugar apartamento ou invés de ir para um hotel, pousada, etc. na maioria das vezes é mais barato.
- Pacotes de viagem sempre são uma boa (hotel urbano e groupon que o diga).
- Fazer uma planilha com os possíveis gastos para saber o que levar de reserva.
- Não deixar para arrumar a mala na noite anterior a viagem, pois corre o risco de você esquecer de algo e ter que comprar (gasto extra) ou pior acabar perdendo a viagem porque esqueceu a passagem ou o documento em casa.
Pesquisar, pesquisar e pesquisar.

Espero que tenha ajudado, animado quem sempre acha que não pode viajar e mostrado uma luz para quem quer economia.

Beijos e depois dessa viagem eu conto como foi a experiência ;)

2 comentários:

  1. Eita chega deu vontade de organizar uma mega viagem depois de ler esse post :)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário é muito importante para nós.
Volte sempre :)

© Mero Detalhe - 2013. Todos os direitos reservados.
Design by: Colorize Desin .
Tecnologia do Blogger .