Posts Recentes

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A História do Filtro dos Sonhos

Meu dream catcher *--*
Indiscutível que esse objeto virou moda. Está presente em acessórios, tatuagens e pendurados por ai em casas e lojas.
camisa nolies-camisetas.blogspot.com.br
E quem aí é fã da saga Crepúsculo não se lembra que Jacob deu um de presente a Bela?

Eu fiquei com vontade de ter um depois que soube da história, antes pensava até que não era uma coisa boa por causa de um filme de terror que nem assisti, mas sabia que tinha um na capa e nome do filme é O Apanhador de Sonhos, mas nada a ver um coisa com a outra.
Mas você sabe o que significa esse objeto? Se não sabe nadinha sobre ele conto para você agora.

Na verdade ele tem vários nomes, nos Estados Unidos é chamado de dream catcher que significa apanhador de sonhos (eu sempre conheci por esse nome), mas também é conhecido por caçador de sonhos, espanta pesadelos, teia dos sonhos e o mais popular filtro dos sonhos.
Acredita-se que vieram de uma tribo indígena norte-americana os Ojibwe, para eles os sonhos tinham grande importância na vida das pessoas, pois podiam trazer mensagem do Grande Espírito, por isso era importante a interpretação deles. O apanhador de sonhos servia para ajudar nessa interpretação, pois sabiam que a noite o ar fica carregado de sonhos bons e ruins e a “teia” do apanhador serve para separar os sonhos e energia ruins que flutuam a nossa volta dos sonhos bons.

Essa separação acontecia por que os sonhos bons sabem o caminho para atravessar a teia, enquanto os ruins ficam presos e desaparecem com os primeiros raios de sol da manhã. Eles devem ser pendurados sobre a cama, a tradição mandava que fosse sobre o berço dos bebês e camas das crianças.
Uma pena é colocada no centro, representando o ar ou a respiração, essencial para a vida. O bebê, observando a pena dançar ao vento, aprende uma lição sobre a importância do ar. Além disto, a pena de coruja, feminina, simboliza a sabedoria. A pena de águia, masculina, serve para dar coragem.

Existem várias lendas de como foram introduzidos nas tribos, se tiver curiosidade tem pode ver clicando aqui e aqui.
De uma das lendas que li gostei muito do significado das partes do apanhador, diz assim: “No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, sonhos e visões. Eles vem de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins”  e ainda, “Se você trabalhar com forças boas será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza, do contrário, irá para uma direção que causará dor e infortúnios.

E aí, tem algum aí em casa ou gostaria de ter?
Beijos,

2 comentários:

  1. Um simples objeto que possui um signficado profundo !

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário é muito importante para nós.
Volte sempre :)

© Mero Detalhe - 2013. Todos os direitos reservados.
Design by: Colorize Desin .
Tecnologia do Blogger .