Posts Recentes

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Dicas de Estudo


Olá Pessoal! Hoje vim falar de algo que entendo muito bem, estudar! Trouxe umas dicas que utilizo para quem quer voltar às aulas com tudo!

imagem
1. Compareça às aulas
Não adianta querer se “dar bem” na matéria se não sabe nem o que se passa na sala de aula e muito menos o conteúdo abordado. Tem aulas que são muito importantes para te ajudar a entender certas coisas, além de sempre ter aquela dica salvadora para os testes ou provas.
Fazer um esquema da aula ajuda muito na hora de guiar os estudos, por isso, se faltar, sempre pergunte ao colega o que aconteceu, peça as anotações dele, corra atrás!


2. Não acumule
Nada de ficar deixando para estudar tudo na véspera dos testes e provas, e muito menos fazer trabalhos no dia anterior ou até no mesmo dia que vai apresentar, se fizer isso você não vai aprender nada!
Vai estudando durante a semana, fazendo as atividades e revendo os conteúdos.


3. Seja Organizado
Organize as matérias: esquemas de aula no caderno, lista de exercícios, apostilas e livros. Isso vai te ajudar a ter mais tempo para estudar, visto que sempre vai saber onde as coisas estão e não vai perder tempo procurando livro e apostilas.


4.Use as aulas vagas ao seu favor
Seja para fazer monitoria ou ir na biblioteca dar uma estudada, adiantar aquele trabalho e tirar dúvidas entre os colegas.


5. Estudo em grupo e estudo individual
Bom, se você e alguns colegas sabem estudar (não conversar o 30min e ler 10s) em grupo, estude, mas não no desespero na véspera das provas achando que seu colega tem fórmulas mágicas para te dar. Troque informações, às vezes você não entendeu certo conteúdo, mas seu colega sim e vice-versa.
Estude individualmente para fixar o conteúdo, pontuar o que não entender para poder pedir ajuda ao professor antes que as provas cheguem.

imagem
6. Nunca fique com dúvida
O professor está ali para te auxiliar, ensinar e principalmente tirar suas dúvidas, se você não entendeu, fale! Não fique calado por vergonha.

imagem
7. Exercício
Exercitar é a forma mais antiga e certa de se aprender. É onde você demonstra se está sabendo o conteúdo e ainda aprender com os erros, então responda a todas as listas de exercício e ainda procure em livros e na internet, ou faça você mesmo seus questionamentos.

imagem
8. Durma e se alimente bem
Se você está bem com o seu corpo e mente, com toda a certeza vai “render” mais nos estudos, vai ter facilidade para fixar e mais paciência ao parar para estudar.

imagem
9. Dê um tempo
Tudo que é demais não presta, então sempre tire um tempinho para você, descanse, saia com os amigos, namorado, família, faça algo que goste ou simplesmente coloque o sono em dia, isso é de extrema importância para aliviar as tensões da semana e equilibrar a mente.

Dicas extras!


Resumo
Sempre que estudo um conteúdo faço um resumo dele, desta forma fixo mais o conteúdo e quando as provas se aproximarem, posso revisar por ele.
Se você faz faculdade esses resumos te ajudaram nas matérias que precisam de pré-requisito, sair-se bem em estágios e revisão para concursos.
Se você está no ensino médio, será de grande valia para o vestibular, bem como as listas de exercícios resolvidas, principalmente nas matérias que tem mais dificuldade.


Calendário de tarefas
Eu sempre faço um calendário grande na folha de ofício, e anoto datas de provas, seminários, atividades e coisas que tenho que fazer, tirar xerox, pegar livros, entregar livros e etc. Assim eu tenho uma ideia do tempo disponível para cada coisa e organizo melhor meu tempo de estudo e acabo não esquecendo do que tenho que fazer.
Esse semestre imprimi um calendário da elli.com, se quiser também imprimir é só clicar aqui

Espero que tenham curtido as dicas e possam aproveitá-las.

Compartilhe com a gente sua forma de estudar!
Beijos,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Seu comentário é muito importante para nós.
Volte sempre :)

© Mero Detalhe - 2013. Todos os direitos reservados.
Design by: Colorize Desin .
Tecnologia do Blogger .