Posts Recentes

terça-feira, 1 de abril de 2014

O Lado Bom da Vida: Livro x Filme

Livro:

Título Original: The Silver Linings Playbook
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Ano: 2013

Sinopse:
Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.



Minha Opinião:
Não achei o livro mil maravilhas como ouvi falar por aí, mas é uma leitura agradável e leve, o narrador é na primeira pessoa e a impressão é que você está o tempo todo na cabeça de Pat.

Sobre Pat: Eu senti várias coisas a respeito dele enquanto lia o livro, primeiro o achei chato com todo esse “mimimi” sobre Nikki, e também fiquei meio indignada, por ele ter sido um homem horrível antes da instituição psiquiátrica, e sem contar nos spoilers do final de livros como O Grande Gatsby (que eu pretendia ler).

Depois me deu pena porque após o “lugar ruim” ele ficou sempre em busca do melhor, do final feliz por seu filme, o que me fez ficar muito angustiada por ele não se lembrar dos acontecimentos anteriores e ficar com a cabeça tão focada nas suas metas.

Sobre os pais: A mãe dele é um amor, uma mulher muito forte como qualquer mãe de verdade seria, tanto por ter que lidas com o filho mentalmente desequilibrado como um marido mal-humorado. É o pai de Pat é simplesmente insuportável!

Sobre Tiffany: Eu gostei do personagem, ela quer sempre ajudar Pat do jeito louco dela, o que é o legal.

Sobre o futebol: Tem muita gente que fala que o livro fala muito de futebol e isso deixa o livro chato, mas até que não me incomodei, eu gostava de ver a relação de Pat com o irmão e outros torcedores dos Eagles.


Mas sabe que eu gostei do final do livro? Achei que foi bem equivalente. Em suma, um livro razoavelmente bom.

Filme:

Título Original: The Silver Linings Playbook
Diretor: David O. Russell
Distribuidora: Paris Filmes
Duração: 122 min
Gênero: Comédia, Drama
País de Origem: EUA

Sinopse:
Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas de seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em um sanatório, ele acaba saindo de lá para voltar a morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado recente e até reconquistar a ex-esposa. Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal amigo o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher também problemática que poderá provocar mudanças significativas em seus planos futuros.

Minha Opinião:
O filme é realmente “baseado” no livro, porque eles mudaram muita coisa. Para quem estava ou está esperando por um filme próximo ao livro se decepcionou ou se decepcionará um pouco, mas se você considerar apenas o filme, como eu fiz, é um filme legal, da para distrair e até rir um pouco.

O que eu gostei no filme foi do pai de Pat, que é um amor comparado com o do livro, da forma como o amigo Danny aparece, que é uma das partes mais engraçadas do filme, e logicamente os “encontros” loucos de Pat com Tiffany.

O que eu não gostei foi de como a relação entre Pat e o irmão foi mostrada, da relação com seu amigo Ronnie e a família e também a relação com o psicólogo.

Preferi o final do livro, não que o do filme seja ruim, só prefiro.


Resumindo, comparando com o livro, achei o filme bem superficial e modificado. Sem comprar com livro, filme legal que eu indicaria para as pessoas assistirem.


Trailer:


E aí pessoal, Já leu, assistiu ou os dois? O que achou?
Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Seu comentário é muito importante para nós.
Volte sempre :)

© Mero Detalhe - 2013. Todos os direitos reservados.
Design by: Colorize Desin .
Tecnologia do Blogger .