Posts Recentes

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Resenha - Extraordinário

Bom, como este é meu primeiro post, antes de executar a minha missão acho que deveria me apresentar pra vocês :) Meu nome é Jéssica, ruiva, 24 anos, meio doida e uma amante incondicional dos livros, não é à toa que a partir de agora farei resenhas literárias no blog desta linda morena, minha amiga Carlinha... Agora que todo mundo já me conhece #PartiuResenhaLiterária


Depois de muito tempo refletindo qual seria o primeiro livro que faria resenha, cheguei a conclusão de que seria sobre Extraordinário, primeiro livro da design gráfica e agora escritora R.J. Palácio publicado em 2012 nos EUA, chegando ao Brasil em 2013.

Se tem um livro que descreve a sua essência através do seu título é o Extraordinário. Este livro mexeu muito comigo pela sua sensibilidade, simplicidade e a forma que ele te provoca uma intensa reflexão. Devo confessar que chorei algumas vezes, mas valeu cada exposição de sentimento provocada.

O livro conta a história de August Pullman, mais conhecido como Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética que teve como consequência a deformidade facial, acarretando assim diversas cirurgias ao longo dos seus 10 anos de idade. Auggie mora coma sua mãe, seu pai e sua irmã Olivia, mais conhecida como Via. Por causa dessas diversas cirurgias e pós-operatórios ele nunca pode frequentar uma escola, sendo educado por sua mãe em casa até que o dia de ir a escola finalmente chegou!

Auggie já se acostumou com o fato de ser como é, ele simplesmente não se importa com o que as pessoas acham dele, suas experiências no parquinho contribuíram e muito, embora ele já quisesse ser uma pessoa sem a síndrome que ele possui, o que de fato é normal, todos nós já quisemos arrancar o que achamos que temos de defeito.

Ele estava com medo de fato de frequentar a escola, mas a curiosidade e a vontade também eram grandes. De fato alguns colegas de classe implicaram com sua aparência, outros se encantaram pelo que Auggie é e o que ele transmite. Cada aventura vivida é uma lição passada para o leitor e a superação de Auggie em determinados pontos da história é motivador!

Narrador-personagem é algo que eu gosto muito dos livros e pra variar em o Extraordinário não é diferente. O livro é dividido em 8 partes, 3 delas narradas por Auggie, 1 parte por sua irmã Via, 1 por Summer sua amiga da escola, outra por Jack seu amigo da escola, 1 por Justin namorado de Via, e 1 por Miranda amiga de Via, que adora Auggie. Essa divisão contribui pra que você mergulhe no personagem e crie diversos pontos de vista.

Extraordinário é um livro que mostra o quão superficial e vazio é o julgamento das pessoas baseado somente na aparência das mesmas. O conceito de belo é variado o que importa de fato é que somos por dentro, o que expressamos e as nossas atitudes com o próximo. A consciência sobre a sua síndrome e a indiferença de algumas pessoas não impediram a gentileza que é retribuída por Auggie!

“ Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo” - August Pullman (Auggie).

Desejo a todos uma excelente e proveitosa leitura :D

Beijos ;*


3 comentários:

  1. Sempre fico feliz quando encontro alguém que leu a história e se apaixonou pelo personagem.. Sério!! Muito amor nesse livro né?
    Amei sua resenha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clayci, esse livro é muito amor! Auggie é umas das minhas inspirações de vida <3! Obrigada pelo comentário e por gostar da minha resenha!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário é muito importante para nós.
Volte sempre :)

© Mero Detalhe - 2013. Todos os direitos reservados.
Design by: Colorize Desin .
Tecnologia do Blogger .