Posts Recentes

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Como se Organizar e Melhorar os Estudos

Olá pessoal! Como está tudo por aí? Clima de volta às aulas ou só depois do carnaval? Com clima ou sem clima... Vocês não podem deixar de continuar lendo esse post que está cheio de dicas bacanas para mandar bem nos estudos.


Para o estudo ou para qualquer coisa que você queira na vida é necessário traçar metas. Em relação ao estudo tente se perguntar:

- Quanto tempo eu tenho disponível para estudar?

- O que quero alcançar com esse estudo?

- Quais conteúdos eu tenho que estudar?

Para te ajudar nessa missão a melhor coisa a fazer é cronograma de estudo, seja uma tabela no caderno, no Excel ou planner. Uma forma que acho efetiva é fazer um planejamento semanal, pegar todos os horários da semana, desde a hora que acorda a hora que vai dormir e distribuir as obrigações e afazeres. Dê uma olhadinha no planejamento abaixo:

É um exemplo hipotético do tempo livre que esse indivíduo tem para estudar e realizar atividades.

*Ps. Se usar um tipo de planejamento assim é importante deixar ele sempre visível, seja num quadro de avisos, na parede do quarto, na porta do guarda roupa ou na capa do caderno (siga o exemplo do Homem de Ferro aí).

Quando você organiza seus horários fica mais fácil de visualizar quanto tempo disponível possui e quais são as prioridades, e a partir disso distribuir os conteúdos e os prazos. No meu caso, por exemplo, eu já concluí a faculdade e o foco do meu estudo é voltado para concursos e seleções. Dessa forma, eu estabeleço qual o concurso que vou fazer, qual o conteúdo programático do edital, quais são os assuntos que mais são cobrados nas provas, quanto tempo eu tenho até a data da prova e aí sim eu traço meu plano de estudo. É bem parecido para quem está estudando para vestibular.

Para quem está na escola ou na faculdade a mudança é que a cada aula um assunto novo é apresentado, além dos trabalhos, seminários, provas e tudo mais, por isso é extremamente importante não acumular conteúdo e anotar todas as datas de provas e entregas de trabalho, para dessa forma saber quais são as prioridades.


  • Nunca estacione num conteúdo!

Se não está conseguindo assimilar aquele conteúdo não fique insistindo, pois você só vai está se enganando. Algo que funciona comigo é intercalar assuntos, por exemplo, hoje estudei sobre X, amanhã estudo sobre Y e no final da semana eu volto a rever o assunto X. Por sinal, essa “volta” ao assunto é muito importante, pois sempre que puder você deve revisar. A revisão torna o seu estudo efetivo, é com ela que você visualiza o que aprendeu e qual a sua dificuldade. Então trate de colocar no seu cronograma um tempinho para revisões também.

Aproveite esses momentos de revisão e teste a sua mente. Tente explicar para você mesmo o assunto que estudou, é uma forma de fixar ainda mais e saber se assimilou o conteúdo. Para fixar mais ainda você deve exercitar, responder listas de perguntas é a melhor forma de testar seus conhecimentos, não deixe para ser testado apenas no dia da prova. Se questione, exercite e seja sincero com você mesmo.

-Vai fazer concurso ou vestibular? Conheça a banca, resolva questões de provas anteriores, veja o que errou e aprenda com seus erros. 
- Esta na escola ou na faculdade? Resolva as listas de exercício que os professores disponibilizam, dos módulos, dos livros ou da internet. 


  • Saiba dar pause.

Está aqui um ponto muito importante na vida de qualquer estudante. Eu errava muito nessa parte durante anos da minha vida, atualmente ainda tenho que me policiar, pois eu ficava horas seguidas lendo, relendo, fazendo resumos e esquemas e esquecia até de comer. É de extrema importância pequenos intervalos durante o estudo para beber uma água, fazer um lanche, respirar e tranquilizar a mente. Assim, como é importante tirar um tempo na semana para descansar e fazer o que gosta. Eu mesma planejo ao máximo realizar todas as minhas atividades durante a semana e no final de semana relaxar.

* Lembre-se de ter uma vida além do estudos ;)

Existem várias formas de estudar, tente novos métodos, veja o que mais funciona para você. Eu gosto de fazer resumos práticos, utilizando palavras-chaves e esquemas, sempre os releio e tento puxar a atenção para pontos importantes, grifando ou circulando palavras ou trechos. E mais uma vez, NÃO ACUMULE! Você não vai ter tempo para estudar tudo, vai acabar negligenciando assunto e, dificilmente, irá aprender alguma coisa. Por falar em aprender...

  • Saiba a diferença entre aprender e decorar.

Quando se aprende, você não esquece ou basta apenas um estímulo para o conhecimento vir à tona. Quando você decora você só lembra daquilo no dia ou por alguns dias e depois a informação se perde por completo na sua mente, e você jura que nunca ouviu falar daquele assunto, fique esperto!


Então é isso pessoal, espero que tenham gostado das dicas. Contem-me tudo aí nos comentários. O que funciona com vocês? Já traçaram suas metas? Estão fazendo o que? Faculdade? Escola? Cursinho? Ou na vida de concurso também?

Veja outras dicas nesse post aqui.


Beijinhos e até a próxima.

8 comentários:

  1. Olá, tudo bom?
    Está tudo bem por aqui. Eu vou ler, quero deixar meu ano escolar bem organizado.
    A explicação ficou muito boa, sério. Meus parabéns, vou tentar aderir, apesar de que não sou lá muito boa em me organizar. Mas uma hora eu tenho que fazer isso e quanto mais cedo, melhor certo?
    E parabéns pela criatividade das ilustrações, ficaram perfeitas.
    † sessão proibida †

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lunii!
      Obrigada pelo elogio e pelo comentário!
      Espero que comece a se organizar sim e melhore cada vez mais os estudos!
      Beijos :)

      Excluir
  2. Eu ia comentar que suas dicas são muito úteis pro vestibular e que eu também fiz uma 'tabela de horários' quando estava estudando pro vestibular e blablabla vestibular...Mas agora eu vou prestar concurso público também, então essas dicas são muito úteis pra mim HIASHUDA. Eu realmente vou me programar para estudar, ver os conteúdos e como a banca cobra, mas o mais difícil é começar =(

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor coisa é conhecer a banca, tem bancas que diferem muito uma da outra!
      É bem difícil começar sim, mas pense que é só um período e depois disso você vai alcançar a aprovação e aí é só sucesso!
      Beijos

      Excluir
  3. Não sei se gostei mais das dicas ou se das fotos ahuhauhauah <3

    Eu preciso estudar e não digo isso por causa de concurso ou não, é que é sempre bom conteúdo né?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clayci!
      Então mulher... Adivinha só em quem me inspirei para tirar essas fotos? Um certo blog que tem várias fotos de minuaturas e até dá dicas de como tirar essas fotos...rsrsrs
      Sempre é bom estudar e está sempre atualizado. O difícil é adquirir o hábito... kkk
      Obrigadaa pela vista e pelo comentário.
      Beijos

      Excluir
  4. Sempre que tento me organizar, fico sobrecarregada e não sou produtiva.
    Espero que o Mr Stark esteja conseguindo isso bem.
    | Sorteio do livro: "Como ter uma vida normal sendo louca" |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom procurar métodos de estudo diferente e ver o que funciona para você! Tenho certeza que algo vai te agradar :)
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar! Seu comentário é muito importante para nós.
Volte sempre :)

© Mero Detalhe - 2013. Todos os direitos reservados.
Design by: Colorize Desin .
Tecnologia do Blogger .