Posts Recentes

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Crítica A Garota Dinamarquesa

Oi meus amores, olha eu aqui de novo falando de filme mais uma vez ;). Como todos nós sabemos a cerimônia do Oscar acontece neste domingo, 28 de fevereiro em Los Angeles nos EUA.

O filme de hoje é A Garota Dinamarquesa, que está concorrendo aos prêmios de melhor ator, melhor atriz coadjuvante, melhor figurino e melhor design de produção. O filme é dirigido pelo britânico Tom Hooper, também diretor de Os Miseráveis (2012) e Discurso do Rei (2010), deste último ganhou o Oscar de melhor diretor e melhor filme. O longa conta ainda com as atuações de Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo) como Lili Elbe/Einar Wegener, Alicia Vinkander (Ex Machina) como Gerda Wegener, Ben Whishaw (Perfume – A História De Um Assassino) como Henrik, Amber Heard (Magic Mike XXL) como Oola Palson, Matthias Schoenaerts (Ferrugem e Osso) como Hanx Axgil entre outros atores e atrizes.



O longa é uma adaptação do livro A Garota Dinamarquesa de David Ebershoff, que é baseado em outro livro Man into Woman, uma espécie de diário onde Lili Elbe conta sobre a sua mudança de gênero, o que ocorreu após as cirurgias, seu novo amor, sobre como é ser Lili Elbe. Gente, eu não li nenhum dos dois livros, acabei pesquisando algumas coisas pra conhecer melhor, então o que vou falar aqui é puramente dedicado ao filme. Os dois livros, por sinal, estão na lista de leituras próximas :D.

O filme é muito bonito, singelo e a história é maravilhosa e muito atual. A fotografia, os figurinos, as paisagens são elementos ímpares. Mas precisamos lembrar que é um filme e nem sempre vai retratar com riqueza de detalhes o que é narrado no livro.



Ele conta a história de como Einar Wegener assume sua verdadeira identidade de gênero como Lili Elbe. Wegener foi um pintor de paisagens dinamarquês que se casou com a ilustradora Gerda Wegener. Foi ao decorrer do casamento que Lili nasceu. Tudo aconteceu quando Gerda pede ao seu marido, Einar, que ele se vista de mulher para que ela possa terminar o quadro, porque a modelo faltou para posar e finalizar a pintura. A partir de então as coisas foram acontecendo e Lili, finalmente surgiu.

Para a época era tudo muito novo, imagine o conflito que Lili passou e todas as batalhas que teve de enfrentar. Ainda assim ela resolve fazer a cirurgia para mudança dos órgãos genitais, sendo, provavelmente, a primeira mulher a passar por essa cirurgia. Lembrando que a cirurgia ocorreu em 1930 pelo médico alemão Magnus Hirchfeld, que abriu e fundou um instituto para pesquisa sexual na Alemanha. Lili acaba morrendo em setembro de 1931, depois de uma cirurgia para implantação de um útero.


As atuações de Redmayne e Vinkander são espetaculares, principalmente Vinkander, tem momentos em que só ela aparece, ousada, imponente e em nenhum momento coadjuvante. Ela deveria ser indicada ao Oscar de melhor atriz. Redmayne me conquistou por Teoria de Tudo e por isso me incentivou muito a ver este filme. Gostei muito da sua atuação, o modo como ele se portava, mas não atinge todo aquele brilho que atingiu por Teoria de Tudo onde ele foi simplesmente sensacional.

É abordado o que passam as pessoas trangêneros, a dificuldade em assumir sua identidade, o preconceito alheio, as tentativas de suicídio, a violência por parte de pessoas intransigentes que não sabem e não respeitam as pessoas como elas são. O filme foca muito o relacionamento de cumplicidade que existem entre as personagens Lili e Greda. Ambas tem cada qual a sua luta a enfrentar, mas nem assim o amor e parceria deixam de existir.



O filme vale super a pena, a mensagem que ele passa é maravilhosa. Quem puder, assista e quem puder mais ainda leia os livros. É um assunto atual, as pessoas transgêneros existem, merecem respeito e todo apoio. Antes de apontarmos o dedo, ou falarmos algo ofensivo, nos coloquemos no lugar do outro e veja como se sente quando for direcionado a você. 

Assista ao trailer:



Bom filme e bom Oscar ou bom episódio de The Walking Dead (ainda não sei como farei domingo ahahahahahahha) Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Seu comentário é muito importante para nós.
Volte sempre :)

© Mero Detalhe - 2013. Todos os direitos reservados.
Design by: Colorize Desin .
Tecnologia do Blogger .