Posts Recentes

terça-feira, 8 de março de 2016

Conheça a Série Black Mirror

Olá, caros leitores! Tudo bem com vocês? Espero que sim. Então... Quando resolvemos sair com os amigos, namorados(as) ou até mesmo familiares hoje em dia, dificilmente conseguimos nos controlar do vício constante de checar o celular ou mandar uma nova mensagem a cada cinco minutos. Tirar uma selfie ou apenas gravar um novo vídeo para o Snapchat tornaram-se atividades corriqueiras que muitas vezes substituem o convívio social necessário por um like, por dois cliques na tela do celular. Com os crescentes avanços na tecnologia e a demanda crescente de usuários cada vez mais dependentes das novas formas de interação com o meio artificial, menos humano, um questionamento inevitavelmente sempre vem à tona: Onde iremos chegar com todo esse avanço?


Lançada em 2012 na Inglaterra pelo Channel 4, Black Mirror, criada por Charlie Brooker, trás não só a relação cada vez mais íntima do homem com as mais sofisticadas novidades tecnológicas, como também a sua má utilização e as consequências trágicas decorrentes desta dependência que só faz aumentar. O título Black Mirror reflete pontualmente nos diversos “vidros escuros” que nos cercam no dia a dia, levando toda a nossa atenção e muitas vezes nos distanciando dos entes mais queridos, tais como os celulares, a TV, ou o próprio computador.


A série, agora disponível na já amada Netflix, possui 3 temporadas por enquanto, sendo que as duas primeiras possuem somente três episódios e a terceira é somente um  especial de natal com mais de uma hora. Assim como em outras séries atuais como o já visto Fargo e True Detective, Black Mirror não possui qualquer relação entre as suas temporadas, tendo como diferencial entre as outras citadas a independência também entre um episódio e outro. Cada episódio conta a sua própria história, do seu próprio jeito, com os seus próprios problemas, porém, sempre abordando a temática dos dilemas modernos que envolvem diretamente a relação do homem com a sua dependência tecnológica de forma brutal.


Black Mirror consegue, de maneira extremamente inquietante e muitas vezes aterrorizante retratar a que ponto o ser humano pode chegar a partir da deturpação do seu convívio social pela invasão tecnológica. Tratam-se de situações tensas e muitas vezes inusitadas, mas totalmente possíveis, mesmo que os futuros distópicos descritos com tantos detalhes pareçam um pouco distantes.

A produção com diversos pontos reflexivos em cada novo episódio, trás também em sua bagagem interpretações fantásticas, seja de atores já consagrados como Jon Hamm e Domhnall Gleeson, ou como atores de menos visibilidade que se destacam em vários segmentos. Os atores e atrizes, cada um no seu episódio, fazem os amantes de séries esquecerem a familiaridade com os personagens pela inexistência do segmento da história de cada um, fazendo com que o espectador aproveite apenas aquele pequeno mundo, aquela situação problemática por apenas 50 minutos e nada mais.



Em resumo, trata-se de uma série emblemática que acaba abordando assuntos que afligem diretamente a todos nós, geração dependente tecnológica de uma forma assustadora e inteligente, utilizando-se da crítica social para a destruição da esperança de dias melhores. Como são episódios independentes, indico fortemente os meus preferidos: Episódio 03 da primeira temporada e o episódio 02 da segunda temporada. 

Assista ao trailer: 


Um beijo na sua alma.

Um comentário:

  1. Vez ou outra eu vejo alguém falando dessa série, ela parece ser bem interessante. Vou deixar o nome dela anotado aqui para não esquecer quando eu tiver tempo para assistir séries hehe

    beijos, Epílogo em Branco

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário é muito importante para nós.
Volte sempre :)

© Mero Detalhe - 2013. Todos os direitos reservados.
Design by: Colorize Desin .
Tecnologia do Blogger .